VERMIFUGAÇÃO
A mãe pode transmitir vermes aos filhotes, tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema:
- 30 dias de idade: 1a. dose - 45 dias de idade: 2a. dose - 60 dias de idade: 3a. dose
Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chega para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu cão.
Existem áreas em que é comum o "verme do coração" (dirofilariose). Informe-se com o seu veterinário para iniciar um tratamento de prevenção da dirofilariose, vermifugando seu animal mensalmente.
VACINAÇÃO
É, sem dúvida, o cuidado mais importante tanto para o filhote como para o cão adulto. Os animais devem ser imunizados antes de começarem a freqüentar as ruas. Existem muitas doenças virais que podem acometer os cães e são causadoras de grande número de mortes, principalmente nos filhotes.
- 45 dias: vacina para filhotes (vacina específica para filhotes com menos de 60 dias)- 60 dias: 1a. dose vacina múltipla* + vacina contra tosse dos canis (dose única, no caso da vacina intranasal; 2a. dose após 30 dias, no caso da vacina injetável)
- 90 dias: 2a. dose vacina múltipla
- 120 dias: 3a. dose vacina múltipla + anti-rábica
* (cinomose, hepatite, parvovirose, 2 tipos de leptospirose, coronavirose, parainfluenza, laringotraqueíte)
obs: não vacinar um animal com menos de 45 dias de idade. Os trabalhos científicos mostram que nessa idade, as vacinas são inativadas pelos anticorpos passados da mãe para o filhote. Se o filhote adquirido foi vacinado antes de 45 dias de idade, desconsidere essa vacina.
REFORÇO ANUAL DE TODAS AS VACINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que leu?COMENTE AQUI!